Desenvolvimento de jogos utilizando XNA Game Studio 3.1

XNA é um framework (conjunto de classes prontas para uso específico, diferente de uma API que é um conjunto de classes para uso geral) para desenvolvimento de games escrito em C# e desenvolvido pela Microsoft.

Meu contato com XNA ocorreu durante a graduação, onde eu e três amigos participamos de um concurso de Plano de Negócios e fomos aprovados para trabalhar na pré-incubadora de empresas do Mackenzie com um projeto de desenvolvimento de games. Optamos pelo framework XNA devido ao enorme suporte dado pela Microsoft, a grande quantidade de materiais disponíveis online,  livros e a enorme documentação oficial, o diferenciando de outras linguagens/frameworks próprios para  desenvolvimento de games que ofereciam pouco suporte e muitas vezes com grande quantidade de programação via scripts, dificultando o desenvolvimento dos games.

A idéia que tivemos foi criar um game que uniria o jogo Mesoamericano de bola ( mais informações na wikipedia  http://pt.wikipedia.org/wiki/Jogo_de_bola_mesoamericano ) com a administração de recursos naturais de forma que o jogador obtivesse “créditos” que poderiam ser utilizados para melhorar suas armaduras ou até mesmo a qualidade dos campos em que os jogos ocorriam.  Este vídeo do youtube mostra como era praticado o jogo pela população Maia:

Embora não conseguimos terminar a implementação do nosso game foi possível desenvolver vários protótipos do mesmo, dentre eles alguns relacionados com a mecânica da bola (tanto em cenário 2D como em 3D), colisão entre jogadores e bola, desgaste da bola e das armaduras em função do tempo, animação de bola entrando no aro presente nas laterais do campo, dentre outros.

Abaixo disponibilizo alguns vídeos de demonstração de alguns dos protótipos desenvolvidos durante nosso período dentro da pré-incubadora.

Protótipo de mecânica da bola em 2D ( demonstrando também a colisão entre personagens e bola):

Protótipo de animação de bola entrando no aro nas laterais do campo ( cenário 2D):

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *